29 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
22/02/23 às 15h22 - Atualizado em 22/02/23 às 15h22

Administração do Lago Sul orienta moradores sobre o descarte irregular de lixo verde

COMPARTILHAR

É grande a quantidade de lixo verde recolhida diariamente pela Administração do Lago Sul.

O recolhimento de lixo verde pela Administração Regional do Lago Sul ocorre, praticamente, todos os dias, demandando um número considerável de servidores e colaboradores, além de veículos. Quando o volume supera a capacidade de recolhimento, a Administração recorre aos parceiros no GDF, em especial ao SLU e Novacap.

O lixo verde acumulado acaba atraindo outros animais e insetos, além de mosquitos que podem transmitir a dengue, sendo necessário a retirada com a maior brevidade possível.

Uma parte deste lixo verde é proveniente de podas de árvores, capina e roçagem de terrenos públicos, de responsabilidade da Administração ou da empresa distrital que realiza o serviço.  Neste caso, a remoção é imediata, pois faz parte do planejamento a  limpeza do terreno logo após a execução do serviço.

Mas, infelizmente, o descarte irregular de lixo verde, muitas vezes deixado em calçadas ou em áreas públicas, aumenta ainda mais o volume de lixo verde e entulhos a ser recolhido. No caso do Lago Sul, praticamente 90% do material recolhido é proveniente de residências ou terrenos particulares.

De acordo com a Política Distrital de Resíduos Sólidos, a coleta e a destinação correta dos restos de podas de árvores, troncos, galhos e folhas e de jardinagem, são de responsabilidade de quem as produz. Esse lixo e entulhos podem também ser  enviados aos Papa Entulhos, que recebem gratuitamente esses resíduos.

A Administração do Lago Sul conta, sempre, com a colaboração dos moradores e lembra que a destinação correta do lixo verde e entulho demonstra respeito ao meio ambiente e à comunidade, além de preservar a saúde e o bem-estar de todos os moradores.   

Mapa do site Dúvidas frequentes