É grande a quantidade de lixo verde recolhida diariamente pela Administração do Lago Sul.
O recolhimento de lixo verde pela Administração Regional do Lago Sul ocorre, praticamente, todos os dias, demandando um número considerável de servidores e colaboradores, além de veículos. Quando o volume supera a capacidade de recolhimento, a Administração recorre aos parceiros no GDF, em especial ao SLU e Novacap.
O lixo verde acumulado acaba atraindo outros animais e insetos, além de mosquitos que podem transmitir a dengue, sendo necessário a retirada com a maior brevidade possível.
Uma parte deste lixo verde é proveniente de podas de árvores, capina e roçagem de terrenos públicos, de responsabilidade da Administração ou da empresa distrital que realiza o serviço. Neste caso, a remoção é imediata, pois faz parte do planejamento a limpeza do terreno logo após a execução do serviço.
Mas, infelizmente, o descarte irregular de lixo verde, muitas vezes deixado em calçadas ou em áreas públicas, aumenta ainda mais o volume de lixo verde e entulhos a ser recolhido. No caso do Lago Sul, praticamente 90% do material recolhido é proveniente de residências ou terrenos particulares.
De acordo com a Política Distrital de Resíduos Sólidos, a coleta e a destinação correta dos restos de podas de árvores, troncos, galhos e folhas e de jardinagem, são de responsabilidade de quem as produz. Esse lixo e entulhos podem também ser enviados aos Papa Entulhos, que recebem gratuitamente esses resíduos.
A Administração do Lago Sul conta, sempre, com a colaboração dos moradores e lembra que a destinação correta do lixo verde e entulho demonstra respeito ao meio ambiente e à comunidade, além de preservar a saúde e o bem-estar de todos os moradores.
Administração Regional do Lago Sul
SHIS QI 11 Área Especial Nº 01 Lago Sul - CEP: 71.625-600
BRASÍLIA - DF