Conheça a RA

COMPARTILHAR

A Região Administrativa do Lago Sul foi criada pela Lei nº 643, de 10 de janeiro 1994, tendo sido seus limites físico-administrativos fixados pelo decreto 15.515, de 17 de março de 1994. Ocupa uma área de 190,237 km², sendo que 57,07 km² corresponde à malha urbana. Possui densidade demográfica de 147,76 hab/Km², com potencial natural para obter e manter o mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta.

A denominação Lago Sul originou-se da própria posição geográfica da área – margem Sul do Lago Paranoá. Foi desmembrada da RA I – Brasília, continuando sujeita às diretrizes urbanísticas estabelecidas para Brasília, bem como normas e legislação, respeitando os limites dos setores censitários e conservando a série histórica dos dados estatísticos.

O Lago Sul, por sua concepção urbanística original, procura seguir as recomendações do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, relacionadas à elegância despojada nas edificações feitas nos moldes das escalas volumétricas das edificações do Plano Piloto. O Lago Sul também é zona de influência da área tombada do Distrito Federal, e a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) recomenda cuidar do entorno do Sítio Histórico como fazendo parte da área a ser preservada, sem abrir mão da paisagem que envolve o Bem Patrimonial Tombado.

O Lago Sul está inserido em duas Áreas de Proteção Ambiental (APA): a APA Gama Cabeça de Veado e a APA do Lago Paranoá, abrangendo parques ecológicos e unidades de conservação. Sendo eles:

· Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul (QL 12/14);
· Parque Garça Branca (QL 16/18);
· Santuário Ecológico Canjerana (QI 23/25);
· Parque das Copaíbas (Ql 26/28);
· Parque Bernardo Sayão (QI 27/29);
· Parque da Ermida Dom Bosco (QL 30);
· Parque Península Sul (QL 12);
· ARIE do Riacho Fundo (QL 02/04);
· ARIE do Bosque (QL 10);
· ARIE do Cerradão (SMDB 12);
· ARIE do Paranoá Sul;
· Estações Ecológicas do Jardim Botânico*
. Reserva Ecológica do IBGE* 
. Fazenda Água Limpa da UnB*

* Compõem a Área Núcleo da Reserva da Biosfera do Cerrado (Unesco).
* ARIE: Área de Relevante Interesse Ecológico.

Infra-estrutura

A Região Administrativa do Lago Sul conta com 100% da população abastecida com água potável; 55,76% atendida com esgoto sanitário; 100% têm acesso à energia elétrica; 20% é servida com a rede de águas pluviais; 84,64% possui rede de iluminação pública; 90% das vias são asfaltadas, sendo 80% delas com meios-fios.

Aspectos Sócio-Econômicos

População Total aproximada: 24.406 habitantes (fonte: Codeplan/2004); 
Índice de Desenvolvimento Humano: 0,945 (maior que o IDH da Noruega e da Suécia);
Renda Média Anual Per Capita: R$ 23.956,09, significando 40% da renda total da população do Distrito Federal.