02/09/2024 às 09h51 - Atualizado em 01/10/2024 às 15h02

Lago Sul: 64 anos, um capítulo em destaque na história da Capital Federal

COMPARTILHAR

Lago Sul completa 64 anos de história, um capítulo especial na construção de Brasília

O Lago Sul é destaque obrigatório na história da construção de Brasília. Nasceu pouco depois da Capital Federal e hoje, 30 de agosto, completa 64 anos. Com mais de 30 mil habitantes, uma área de mais de sete mil hectares, abriga sete parques ecológicos, quatro áreas de preservação ambiental, estações ecológicas e cercada por intensa área verde, o Lago Sul é conhecido pelo respeito e pela preservação do meio ambiente. Está localizado em duas Áreas de Preservação Ambiental (APA), a APA Gama Cabeça de Veado e a APA do Lago Paranoá.

Para o administrador regional do Lago Sul, Rubens Santoro Neto, cuidar do Lago Sul é um privilégio para o gestor público. “Uma cidade que nos orgulha, que merece o nosso carinho, a nossa dedicação e trabalho”, completou.

Nos cinco anos de sua gestão, o Lago Sul recebeu investimentos do Governo do Distrito Federal, que foram aplicados em melhorias como obras de drenagem pluvial, construção de novas calçadas e recuperação de outras, manutenção dos espaços públicos, recuperação de áreas degradadas, entre outras. Destaca também a crescente parceria com a iniciativa privada, com especial atenção para o programa Adote uma Praça, que recuperou áreas públicas para uso de toda a comunidade.

Rubens Santoro ressalta os serviços diários das várias equipes de manutenção da Administração Regional, com conservação das calçadas, troca de meios-fios, poda de árvore, desobstrução de áreas públicas, além do recolhimento diário de lixo verde, deixando o ambiente limpo e saudável.

“Todas estas atividades da Administração do Lago Sul são divulgadas diariamente no nosso Boletim, enviado pelo WhatsApp, prestando contas aos moradores e estabelecendo um canal de contato direto”, afirmou o administrador. 

Também, segundo Rubens Santoro, “é necessário destacar os resultados positivos das parcerias construídas nestes cinco anos de gestão. O Lago Sul recebe diariamente os serviços de excelência da Novacap, do SLU, do Detran-DF, do DER-DF, além das empresas como a Caesb e Neoenergia”.

“Temos consciência de que muito ainda tem de ser realizado, mas são estes desafios que movem a gestão pública. Confiamos na força Divina e contamos com a colaboração e apoio dos moradores para continuar lutando pela nossa cidade, que escolhemos para morar e criar nossos filhos. Deus abençoe o Lago Sul e parabéns a todos pelos 64 anos de história”, finalizou o administrador Rubens Santoro. 

Na QL 6/8, extensa área pública antes degradada, foi totalmente recuperada e hoje é ponto de encontro dos moradores.

 

Investimento em calçadas é prioridade da Administração do Lago Sul.

Quadras e centros comerciais atraem visitantes e moradores, com amplos locais de lazer, entretenimento e consumo.

O Lago Sul está inserido em duas Áreas de Proteção Ambiental e abriga sete parques ecológicos, quatro áreas de preservação, além da extensa área verde nos seus sete mil hectares de extensão.