Notícia aberta
Seduh e Administração convidam moradores para discutir o Lago Sul “que queremos nos próximos 10 anos”
COMPARTILHAR
A Oficina Participativa do PDOT começa às 19 horas, no Colégio Mackenzie, QI 5, do Lago Sul.
Será amanhã, quinta-feira, a partir das 19 horas, no Colégio Mackenzie, QI 5, a 24ª Oficina Participativa para a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). Moradores do Lago Sul terão oportunidade de apresentar as suas propostas para melhorar a qualidade de vida da cidade, abordando os diversos temas que impactam na vida da comunidade.
Mobilidade urbana, transporte coletivo, regularização fundiária, preservação de nascentes e áreas verdes, prioridades de investimentos, entre outras, são assuntos que estarão em debate e que devem conter no novo texto de revisão do PDOT. A participação dos moradores, individualmente ou através de suas associações, é fundamental para que o novo PDOT contemple estas demandas e mostre o “Lago Sul que queremos nos próximos dez anos”.
O administrador regional do Lago Sul, Rubens Santoro, ressaltou a importância da participação da comunidade nesta oficina: “O Plano Diretor é um dos mais importantes instrumentos de política urbana, definindo prioridades de investimentos que podem melhorar a vida de todos. Deve refletir os interesses da comunidade e, por isso, a participação dos moradores neste momento é fundamental, além de expressar o compromisso com a nossa cidade”.
O encontro desta quinta-feira será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) e será transmitido pelo canal da Seduh no YouTube, o Conexão Seduh. Ao todo, serão 53 oficinas organizadas pela Seduh durante este ano. Enquanto 18 desses eventos públicos serão voltados a segmentos da sociedade, outros 35 serão sobre cada uma das regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal. Confira o calendário completo.
PDOT – Plano Diretor de Ordenamento Territorial: Instrumento básico de política territorial e de orientação aos agentes públicos e privados que atuam na produção e gestão das localidades urbanas, de expansão urbana e rural do Distrito Federal. O Plano abrange todo o espaço físico do Distrito Federal, regulando a localização das moradias e das atividades econômicas e sociais.
LUOS – Lei de Uso e Ocupação do Solo. Esta lei é um instrumento complementar do PDOT e como tal deve ser compatível com o Plano Diretor. Como define regras para ocupação do solo, deve refletir as proposições do PDOT.